Notícias

Mulheres de vários continentes trocam experiências e boas práticas

O Global Landscapes Forum (GLF) dedicado a Gênero foi um Side Event da COP que aconteceu no Gender Pavilion do Palais de Congrès , organizado por CIFOR, CIAT, CCAFS, Bioversity, membros da GGCA, e IUCN

Promoveu encontros para troca de experiências e de boas práticas entre mulheres representantes dos vários Continentes, em ações de  mitigação e de adaptação a  mudanças climáticas.

Tatiana Trevisan, que assistiu ao primeiro encontro, conta uma experiência compartilhada por uma mulher da Tanzânia.” Um  grupo de mulheres daquele  país foi enviado à  Índia para aprender sobre engenharia  solar e, quando voltou, pode disponibilizar energia na sua comunidade melhorando muito a qualidade de vida. Elas se sentiram empoderadas e reconhecidas pelos homens, que antes diziam que elas não eram capazes de atuar nesta área. Lembra também de  uma mulher do Congo que contou sobre um trabalho de advocacy que tem feito para que as mulheres tenham direito à terra, já que lá até hoje apenas os homens tem. Tatiana aproveitou a ocasião  para apresentar a Rede de Mulheres ao grupo.

No segundo encontro daquele dia,  mediado pela IUCN, a representante de Uganda falou do trabalho espetacular que um grupo de  mulheres vem fazendo para recuperar  a floresta de uma área de agricultura familiar que sofre com a seca..

A coordenadora de uma OnG que atua na Colômbia chamou atenção para a necessidade das ações de adaptação se transformarem em políticas públicas. Falou,também, da necessidade de que  o empoderamento  das mulheres seja incluído nas agendas políticas para que seja realidade.

Outra participante  lembrou que em  adaptação às mudanças climáticas não há respostas simples nem modelos a seguir. ” O clima está mudando e o que temos que aprender é como conviver com estas mudanças.”


Tag(s): Notícia