Notícias

Evento do Brasil na COP mostra atuação do empresariado nacional

The Brazilian Post 2020 Climate Strategy : challenges and opportunities foi o Side Event oficial do Brasil na Cop 21, em   11 de dezembro. O evento foi aberto por Jorge Abrahão, CO do Instituto Ethos, que apresentou o painel Oportunidades de Investimentos para Tecnologias de Baixo Carbono no Brasil, abrindo o debate entre representantes das principais iniciativas que envolvem a participação do setor empresarial brasileiro  no tema –  Marina Grossi, presidente do CEBDS, e Celina Carpi, presidente do conselho do Instituto Ethos. As experiências de sucesso das empresas  CBDF, Libra e Braskem foram apresentadas por seus dirigentes.

A Ministra Izabella Teixeira encerrou o evento declarando que aquele era um dia de consultas bilaterais e que o texto final sairia provavelmente  no dia seguinte. Segundo ela, o momento é de otimismo e começa a ter cara nova a  discussão de mudança do clima.  Os desafios daqui pra frente são fortalecer o regime global porque agora se passa  de um conjunto de países com responsabilidade de implementar estratégia de redução de emissões  para um conjunto de 186 países oferecendo caminhos para soluções. Outro ponto é o alinhamento pós 2020 para não haver retrocesso.
 
A Ministra reforçou que é preciso , principalmente, criar condições para que as INDC sejam implementadas. No Brasil, é preciso criar condições políticas para que todos façam das metas um instrumento de trajetória de desenvolvimento.

Tag(s): Notícia