Notícias

Marina Grossi participa de evento Diálogos Empresariais promovido pelo O Globo

Marina Grossi, conselheira da Rede  e presidente do CEBDS foi uma das participantes do   encontro que reuniu o diretor de Governança, Risco e Conformidade da Petrobras, João Elek;  o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito; e o sócio-fundador da Direzione Consultoria Empresarial, Alexandre Di Miceli.

A melhoria contínua das práticas de governança impõe um desafio às empresas brasileiras. Em uma economia altamente competitiva e globalizada, todos os profissionais precisam estar alinhados em torno de princípios como responsabilidade e transparência. Essa mudança de cultura nas organizações, que impõe o desafio da melhoria contínua das práticas de governança,  foi tema do seminário Diálogos Empresariais: Governança Corporativa, realizado pelo jornal O Globo no dia 29 de janeiro.

Na opinião de Marina, a  sustentabilidade é o novo paradigma da governança corporativa e deve estar definitivamente integrada às organizações. “O papel dos conselhos de administração é incorporar o ativo ambiental às estratégias, dar a devida importância ao ativo social e a seu impacto na contabilidade da empresa.”

Mariana afirmou que é  preciso gerir os riscos ambientais e identificar oportunidades de negócios. Nesse contexto, o engajamento dos conselhos de administração é fundamental para melhorar a gestão da sustentabilidade e dar mais poder ao tema — afirmou.

Defendeu maior integração na gestão dos riscos ambientais, que são altos demais para serem negligenciados. Para ela, as empresas precisam alinhar seus objetivos estratégicos aos do desenvolvimento sustentável e promover uma convergência dos interesses previstos no planejamento estratégico com os da sociedade.

Lembrou, também, que o mundo tem uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo nos próximos 15 anos, até 2030. São mais de 200 metas previstas no documento.

— A agenda que temos agora é de longo prazo. Alinhar esses objetivos ao planejamento estratégico das empresas é fundamental.

Marina diz que contou com o apoio da jornalista Flavia Oliveira, que foi a moderadora do debate, para falar da diversidade e da questão de gênero:  ” E mencionou nosso trabalho (da Rede) também tratado no tema”.

Fonte: Jornal O Globo Online- Edição Digital – 31/01/2016


Tag(s): Notícia