Notícias

Pacto Global da ONU reconhece Sonia Favaretto como Pioneira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil


Na última semana, durante o United Nations Global Compact Leaders Summit 2016, que ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, em Nova York, Sonia Consiglio Favaretto, diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA e conselheira da Rede de Mulheres, foi anunciada como uma das dez Pioneiras Locais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A diretora da Bolsa foi reconhecida por seus esforços relacionados ao ODS 8 sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Sonia Favaretto e o presidente da Beraca, Ulisses Sabará, são os únicos representantes da América Latina a vencer o concurso, dando grande destaque para o Brasil, que conseguiu eleger duas lideranças globais entre os dez ganhadores. No final do evento, eles posaram para foto ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e da diretora executiva do UN Global Compact, Lise Kingo.

Lançado em 2016 como parte da campanha “Making Global Goals Local Business” do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa Local SDG Pioneers reconhece pessoas que estão demonstrando como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ativar negócios para alavancar ganhos econômicos, sociais e ambientais para o mundo. Mais de 600 indicações foram recebidas de 100 países entre fevereiro e abril de 2016.

"Cada um dos 10 Pioneiros exemplifica como os negócios podem ser uma força para o bem no enfrentamento dos desafios que temos como uma sociedade global", disse Lise Kingo, Diretora Executiva do Pacto Global da ONU. "A Sra. Favaretto tem mais de uma década de trabalho promovendo a transparência e a sustentabilidade no mercado de capitais do Brasil. Seus esforços para integrar os ODS em produtos e serviços de mercado a fazem uma Pioneira para bolsas de valores".

Os pioneiros são compostos por empreendedores que estão apoiando e promovendo a sustentabilidade através de seus modelos de negócios e por agentes de mudança que estão mobilizando a comunidade empresarial para atuar em favor dos ODS. O Grupo de Seleção dos Pioneiros, composto por especialistas da ONU, academia, sociedade civil e do setor privado, classificou os nomeados com base num conjunto de critérios, resultando nos dez “2016 Global Compact Local SDG Pioneers”. Nos próximos anos, o programa vai se tornar uma parte vital entre as prioridades da organização para cumprir as metas globais através de atividades de negócios locais.

"Ter sido escolhida para o primeiro grupo de SDG Pioneers é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade", disse Sonia Favaretto. “Representa o reconhecimento por anos de trabalho lutando para construir um mundo verdadeiramente sustentável, que  reavalia os seus padrões de produção, consumo e comportamento, mas, acima de tudo, que reavalia a sua própria mentalidade. Ele comprova que este mundo é um sonho alcançável e realista e que está próximo de se tornar realidade. Como uma SDG Pioneer, com o importante apoio e a credibilidade do Pacto Global da ONU, espero ter ainda mais visibilidade, redes e contatos que me permitam intensificar as ações da BM&FBOVESPA e do mercado de capitais brasileiro pelo avanço dos SDGs. Esta é uma jornada estratégica e irrevogável".

Sobre o UN Global Compact Leaders Summit 2016

O UN Global Compact Leaders Summit 2016 é um evento de dois dias que reúne a iniciativa privada, a ONU, governos e sociedade civil com o intuito de promover ações para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030. Mais de 800 líderes de todo o mundo estão reunidos em Nova Iorque para identificar formas de desencadear as atividades de negócios, o pensamento e a inovação necessários para uma nova era de sustentabilidade.

Sobre o Pacto Global

O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, que convida as empresas a alinhar estratégias e operações aos princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, e tomar medidas que promovam objetivos sociais. No Brasil, mais de 700 empresas e organizações não comerciais aderiram à iniciativa e, desde 2003, a Rede Brasileira do Pacto Global apoia seus esforços para avançar em práticas de negócios sustentáveis.

          

Local SDG Pioneers

Veja a seguir quem são os dez SDG Pioneers. São quatro candidatos das Américas, três asiáticos, dois africanos e um europeu. Quatro deles são mulheres, representando o Brasil, Índia, Bangladesh e Egito.

  • Claus Stig Pedersen (Dinamarca)
  • Dina Sherif (Egito)
  • Farzana Chowdhury (Bangladesh)
  • Kerry Adler (Canadá)
  • Patrick Ngowi (Tanzânia)
  • Sonia Consiglio Favaretto (Brasil)
  • Ulisses Sabará (Brasil)
  • Ulysses Smith (Estados Unidos)
  • Xiaohui Liang (China)
  • Zubaida Bai (Índia)

Saiba mais sobre os SDG Pioneers.


Tag(s): Notícia