Notícias

Iêda Novais é painelista no encontro Companhias Sustentáveis da revista Capital Aberto

Iêda Novais, presidente executiva da Rede de Mulheres, esteve presente no encontro sobre Companhias Sustentáveis, promovido pela revista Capital Aberto, no dia 16 de junho. Iêda falou sobre o papel dos conselheiros e conselheiras de administração na adoção dos pilares ambiental, social e econômico frente à atual crise econômica e institucional que o país enfrenta.

Como a sustentabilidade ambiental ainda não é um tema central em muitas companhias – e uma das razões é ele não estar na cabeça dos administradores -, o encontro buscou discutir a função preponderante que os conselhos, como órgãos responsáveis por direcionar as estratégias dos negócios no longo prazo, têm em garantir o balanceamento entre esses três aspectos dentro das empresas.

Foram debatidos o dever dos conselheiros de fomentar práticas sustentáveis e a responsabilidade diante de crises socioambientais e financeiras. Para o conselheiro Roberto Gonzales, a ideia de custo-benefício parece ter sido extinta nas empresas hoje, restando apenas a noção de custo. Os participantes concordaram que, com ou sem crise, o papel do conselho deve ser sempre trazer um visão de mundo para dentro da companhia.

Iêda, que também é conselheira do Grupo Omni, comentou sobre a resposabilização do conselho diante de crises como a da Petrobras, deflagrada após inúmeras denúncias de corrupção, má gestão e desvios de dinheiro. Segundo ela, o caso fez um desserviço para a governança corporativa, pois é impossível que conselheiros neguem conhecimento sobre essas decisões.

Também participaram do painel Roberta Simonetti, coordenadora da comissão de sustentabilidade do IBCG, e Rodolfo Villela, conselheiro de administração da Duratex. Entre os debatedores, estiveram presentes Fernando Malta, assessor de relações institucionais do CEBDS, Marta Viegas, sócia do Tozzini Freire Advogados, Roberto Gonzales, conselheiro, e Tatiana Assali, Gerente do Principles for Responsible Investment (PRI, na sigla em inglês) na América Latina.


Tag(s): Notícia Susutentabilidade