Notícias

Rede de Mulheres promove Roda de Conversas com a Embaixadora da Noruega

O Comitê de Relações Internacionais da Rede de Mulheres organizou, no último dia 12, uma roda de conversa com a embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, no Instituo Clima e Sociedade, no Rio de Janeiro. Cerca de 15 mulheres representando diferentes instituições estiveram presentes.

Na ocasião, as conselheiras apresentaram à embaixadora as iniciativas da Rede, suas atividades e articulações durante os últimos cinco anos. A embaixadora falou sobre as relações entre a Noruega e o Brasil - com destaque para as mudanças climáticas, sobre o empoderamento das mulheres no setor privado e sobre iniciativas similares na Noruega.

As presentes puderam ouvir os depoimentos das conselheiras Adriana Moreira, Ana Toni, Consuelo Yoshida, Margaret Groff, Marianne Lachmann, Marina Grossi, Thais Corral e Vania Somavilla e discutir como dar visibilidade a essas mulheres que trabalham a questão da sustentabilidade como uma oportunidade não só de inclusão social, como também de melhor qualidade para o desenvolvimento.

A conselheira da Rede e diretora financeira da Itaipu, Margaret Groff, tem uma forte aproximação com a Noruega. Ela foi a primeira brasileira a receber o prêmio Oslo for Peace Award, em 2013, da norueguesa Business for Peace Foundation. A premiação é um reconhecimento ao seu trabalho na Itaipu Binacional em favor do desenvolvimento profissional das Mulheres, que conseguiu aumentar a participação no nível gerencial de 10 para 21% em 9 anos. 

Para Margaret, o encontro abre oportunidades de a rede se juntar às iniciativas da Noruega no Brasil. Os dois países têm um relacionamento histórico em outras áreas e estão cada vez mais fortalecendo os laços em relação à questão de gênero, empoderamento e sustentabilidade.

A embaixadora norueguesa também contou às participantes da reunião que em seu país o processo de empoderamento da mulher já ocorre naturalmente, porque governo e empresas estabeleceram metas e cotas a cumprir.

Aud Marit já trabalhou na Embaixada da Noruega em Petrória, foi chefe de departamento de Relações Exteriores, diretora executiva do Banco Africano de Desenvolvimento e Embaixadora da Noruega no Paquistão.

 

 


Tag(s): Notícia