Notícias

Igualdade de gênero será prioridade da ONU

Em discurso proferido nesta quinta-feira (13/10), na sede das Nações Unidas, António Guterres, aclamado o novo secretário-geral da organização, afirmou que a equidade de gênero será uma prioridade no seu mandato.

“A ONU precisa estar à frente do movimento global pela igualdade de gênero, promovendo a autonomia de mulheres e crianças”, afirmou Guterres, que tomará posse em 1o de janeiro de 2017.

Guterres dirigiu por dez anos Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Nascido em Lisboa, ele foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002.

Campanha

A ONU lançará no próximo dia 21 de outubro uma campanha pela igualdade de gênero. Na ocasião, a Mulher Maravilha, personagem da DC Comics,  será nomeada embaixadora honorária da ONU para o empoderamento de mulheres e meninas.

Curiosidade

A Mulher Maravilha foi criada em 1941 pelo casal de psicólogos americanos Elizabeth e William Moulton Marson. Inpirada na mitologia grega, a personagem é uma princesa guerreira, da tribo de mulheres Themyscira. Em 2017, a DC Comics lançará o filme sobre a personagem. É o primeiro filme da história comandado por uma mulher com um orçamento acima de cem milhões de dólares. Críticos de cinema já garantiram que o filme trará um viés feminista. 


Tag(s): Notícia