Iniciativas

Grameen Shakti

Solução energética promove geração de empregos em Bangladesh

Um exemplo de iniciativa de sucesso é a da Grameen Shakti, entidade privada sem fins lucrativos que já apoiou a instalação de mais de um milhões e meio de sistemas solares em residências e beneficiou cerca de 18 milhões de habitantes de áreas rurais em Bangladesh.

Criada em 1996 com o objetivo de promover tecnologias de energia renovável a preços acessíveis para a população rural daquele País, a organização tem causado um impacto considerável na melhoria das condições de vida e na proteção do meio ambiente.

Os engenheiros da Grameen Shakti também costumam ser chamados de engenheiros sociais. Além de capacitar mulheres para atuar como técnicas e criar oportunidades de emprego, a promoção da solução energética chega à população através de demonstrações e visitas porta a porta, reuniões com líderes das comunidades locais, distribuição de material informativo, e de workshops para tomadores de decisão em nível nacional.

Cerca de 60% da população de Bangladesh não possui acesso à rede nacional de eletricidade e o restante da população tem seu acesso à energia limitado pelos déficits crônicos de abastecimento, o que resulta num grande impedimento para o avanço no desenvolvimento econômico do país e na qualidade de vida dos bengaleses.

Fonte: http://www.gshakti.org/